OS SIMPSONS é proibido na Venezuela

O desenho Os Simpsons foi banido da Venezuela por ser considerado "inapropriado para crianças". Em seu lugar, a emissora Televen vai exibir episódios de Baywatch Hawaii - uma nova versão de S.O.S. Malibu, série que lançou Pamela Anderson à fama.

"Tinha que ter sido tirado do ar, consideraram que a série não era adequada para o horário. Esperamos continuar a ter bons índices de audiência, porque Os Simpsons funcionavam bem no horário - com o desenho, o canal teve o maior público do horário matutino de sua história", afirmou Elba Guillen, porta-voz do canal.

Não é de se espantar, já que no país de Hugo Chávez a liberdade de expressão anda cada vez mais comprometida e nenhuma emissora de TV quer desafiar o "chefe".

Vale lembrar que Hugo Chávez já fechou um canal de TV na Venezuela, o RCTV, por ele ter veiculado notícias que não agradavam a ele.

Aqui no Brasil Os Simpsons é exibido diariamente nas manhãs da Rede Globo.

Comentários

  1. e tem gente q ainda admira esse ditador ¬¬

    ResponderExcluir
  2. Este é um dos maiores absurdos que eu já vi.
    Ainda mais num país que é governado por um louco como o Hugo Chávez.
    Vetaram a exibição de uma das séries animadas mais badaladas dos últimos anos.
    E agora, eu me pergunto: como é que os fãs venezuelanos dos Simpsons vão se virar?

    ResponderExcluir
  3. Fechar não é bem a palavra correta para definir o caso da RCTV. As emissoras de televião são uma concessão do Estado. O Estado concede o direito de exploração de um canal e esse direito tem validade de 15 anos, se não me engano. Após esses 15 anos, o Estado (sim, leia-se o presidente da República) pode renovar OU NÃO essa concessão. A renovação não é obrigatória! O que chavez fez, terminada a validade da concessão da RCTV, foi não renová-la. Teoricamente, Lula poderia fazer o mesmo com a concessão da Globo. Isso não é um ato ditatorial. É uma decisão presidencial assegurada pela Constituição.

    Longe de mim defender o louco do Chávez. Só quero esclarecer esse ponto que passou totalmente batido pela mídia nacional. Incrível, as pessoas sequer sabem que as TVs são concessões do Estado e que podem não ser renovadas. Claro, Chávez alegou que a RCTV era golpista (o que de fato, era - no dia do fracassado golpe a emissora passava desenhos animados ao invés de noticiar o fato). Mas, com a medida, o caudilho venezuelano, de quebra, já eliminou a maior voz contra o seu governo. Prátio, não? Há muita politicagem suja no meio disso tudo. Aqui, na Venezuela e em qualquer outro lugar do mundo. Só fique atento para esses pequenos conceitos antes de ir sentenciando verdades absolutas.

    ResponderExcluir

Postar um comentário